DESAFIO HISTÓRICO – Dia 20 serão divulgados e premiados os vencedores

A Comissão Julgadora dos trabalhos apresentados no concurso “DESAFIO HISTÓRICO”, promovido pelo Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas, em parceria com a Biblioteca Infantil, apresentou no início desta semana os “psedônimos” dos vencedores ( primeiro, segundo e terceiro lugares) do evento. Os seus nomes verdadeiros somente serão conhecidos no dia 20 de setembro, às 19 horas, em ato programado para a Biblioteca Infantil, quando também serão entregues os prêmios aos ganhadores e diplomas a todos os participantes. Serão premiados também com uma caneca de louça (brinde do tropeiro sorocabano) dois dos participantes – o mais velho e o mais novo – ainda não premiados. Todos os participantes serão agraciados com a doação de um livro sobre a história de Sorocaba “Baltazar Fernandes, culpado ou inocente”, do autor sorocabano Sérgio Coelho de Oliveira.

O concurso “DESAFIO HISTÓRICO”, lançado pelo CEHICAT , no mês de agosto, como homenagem ao aniversário de Sorocaba, tinha como objetivo apresentar a relação dos prédios históricos mais antigos da cidade e que ainda se encontravam preservados e em atividade. Vencido o prazo da entrega dos trabalhos – dia 30 de agosto – foi registrada a participação de 10 trabalhos, que foram apreciados por uma comissão formada pelos historiadores Adolfo Frioli, José Rubens Incao e Geraldo Bonadio.

Numa apreciação ampla, a comissão organizadora do evento considerou o seu resultado positivo, apesar do pequeno número de participantes.O concurso revelou alguns detalhes interessantes da história da cidade, escondidos em cada dobra dos velhos prédios, que ainda resistem. “Para nós também foi um evento interessante, a partir do instante em que nos levou a estudar e rever as nossas informações e conceitos sobre o que resta da nossa história e da nossa arquitetura”, avaliou Adolfo Frioli. Geraldo Bonadio tirou como conclusão uma decisão: “precisamos nos reunir, sentar e discutir essa questão do patrimônio histórico de Sorocaba. A cidade não pode continuar assistindo, sem reação, a demolição da nossa história”.

O Concurso “Desafio Histórico” trouxe à tona, para debates, mais de 30 prédios antigos da cidade, com significação histórica e arquitetônica. Esse prédios, quase em sua totalidade, foram erguidos nos séculos XVIII, XIX e XX. Os trabalhos premiados apresentaram em sua relação apenas edifícios dos séculos XVIII e XIX. Nessa relação, o prédio mais velho é a igreja de Sant”Ana (1654), popularmente conhecida como igreja de São Bento. E o mais novo é o da Estação da Sorocabana (1875). Nos trabalhos vencedores, 7 prédios são remanescentes do século XVIII e três do século XIX.

Uma das curiosidades reveladas pelo concurso é que a Capela da Penha, que aparece na relação de um dos trabalhos vencedores, está localizada no município de Sorocaba. A sua data de construção é 1724. Para a maioria das pessoas , inclusive historiadores, essa capela pertenceria a Votorantim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*